Recuperação de áreas degradadas
A Recuperação da Área Degradada consiste na melhoria do ecossistema alterado. A implantação acontece por meio de um plano que considera os aspectos ambientais, econômicos e sociais, em conformidade com a destinação que se pretende dar à área. Assim sendo, para a execução de um plano de recuperação ambiental, é de suma importância a participação de profissionais de variadas áreas, como engenharia agronômica, agrícola, florestal, civil; economia, sociologia, geologia, geografia e biologia e entre outras.
A recuperação pode ocorrer de diversas formas segundo as características do ambiente natural, do tipo e nível da intervenção realizada, da localização da intervenção, da destinação pretendida com a recuperação, entre outras condições.
Segundo as características da intervenção existentes, os projetos podem considerar aspectos e soluções relacionadas com a engenharia civil, mecânica, agronômica, florestal, manejo de solos e água, recomposição florestal, além do monitoramento e acompanhamento das ações realizadas.
Para a Recuperação da Área Degradada, é necessária a presença de um gestor ambiental – um profissional que reúne conhecimentos técnicos e habilidades para coordenação de projetos ambientais. Assim, sua atuação é essencial para avaliar a regeneração da área, assim como para conduzir ações e decisões a serem tomadas junto a outros profissionais.
Contando com uma equipe de especialistas a IRRIPLAN é extremamente qualificada para a prestação desse serviço.